24.6.12

Câmara da Horta e o canicídeo


Abatidos devido a um erro de leitura


Durante o passado fim-de-semana no Encontro do Mundo Rural, enquanto as várias pessoas visitaram o nosso stand para conhecerem os nossos 4 patas e nos felicitarem pela existência de histórias com final feliz, de passeios, banhos, mimos, cães apadrinhados, cães adoptados, e que todos os nossos animais pareciam bem tratados e felizes, não obstante as dificuldades financeiras da Associação, algo tinha sucedido nas instalações do canil da AFAMA partilhadas com o Município da Horta - 7 animais estavam a ser abatidos por funcionários da Câmara, sem conhecimento da AFAMA, em total desrespeito pelos procedimentos legais em vigor, e sem que a AFAMA fosse consultada de tal ocorrência, 3 dos quais que se encontravam à guarda da AFAMA e os 4 restantes sem que o procedimento legal, referido no Decreto-Lei n.º 314/2003 de 17 de Dezembro, relativo à recolha, abate de animais de companhia, tenha sido cumprido.

É importante esclarecer que todas as câmaras municipais têm politicas de abate. Portanto o destino dos cães recolhidos por qualquer câmara, seja da rua, seja entregue pelos Humanos em quem eles confiam, é, em última instância, infelizmente, o abate.

Mas, a lei diz também que a câmara têm de guardar os animais durante um mínimo de 8 dias no canil municipal e publicar um edital, para que as associações protectoras dos animais, como a AFAMA, ou alguém (às vezes o dono, no caso de animais perdidos) possam recolher e salvar esses animais.

Aqui no Faial, devido a uma parceria criada aquando a construção do novo canil de Stª Bárbara, ficou definido que as instalações seriam divididas e que das 41 boxes existentes, duas seriam para a Câmara Municipal acolher os animais por eles recolhidos. Num sistema ideal, esses animais seriam avaliados pela AFAMA e os que fossem dóceis e tivessem hipóteses de adopção passariam a ser da responsabilidade da associação, os que tivessem sido maltratados pelos seus donos de tal maneira que não confiavam já em humano nenhum, que não permitiam por isso qualquer tipo de contacto, seguiriam os procedimentos da Câmara.

Durante os últimos anos, tal não tem acontecido.

O que tem acontecido é a Câmara deixar cada vez mais animais no canil, ocupando as duas boxes a que têm direito e muitas mais.

Durante todo este tempo, a AFAMA tem tratado dos seus animais e também dos que da Câmara, tanto dos dóceis como dos agressivos, sendo que alguns dos animais da Câmara foram adoptados encontrando-se muito felizes nas suas novas casas.

No último ano, devido a uma dinamização pela parte da AFAMA, mais e mais voluntários começaram a ir ao canil, criando laços com os animais e levando amigos e familiares de todas as idades ao canil. Como podem imaginar, tornou-se preocupante para nós termos animais agressivos no canil. Se alguém fosse mordido, todo este trabalho perderia a credibilidade, motivo pelo qual a AFAMA contactou a Câmara, para que estes animais irrecuperáveis (pelo menos para a realidade Faialense), seguissem o procedimento legal. A CMH da Horta foi notificada por email de quais eram esses animais.

Ontem, em reunião com a Divisão do Ambiente da CMH, esta admitiu que este email foi mal interpretado e como consequência ocorreu um acto de pura crueldade que levou à morte de quatro animais ainda não avaliados pela AFAMA e de três dos nossos companheiros - Goldie, Lobo e Laika - outrora salvos pela AFAMA, e a quem a possibilidade de adoção ou apadrinhamento, foi cruelmente retirada, sendo desrespeitados todos os seus direitos.

É de luto que se encontra o nosso canil e é publicamente que a AFAMA manifesta a perda de confiança na autarquia e nos seus responsáveis, tendo em conta que, os princípios orientadores desta associação, de garantia da salvaguarda dos animais e de apenas realizar por parte dos municípios o abate como fim último, não se coadunam com este tipo de actuações.

Estamos disponíveis para mais esclarecimentos


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.