22.9.12

O que é preciso fazer



O que é preciso é que MUITAS pessoas pressionem os governantes através da colaboração e intervenção com estruturas e organismos já existentes, assinando e recolhendo assinaturas para petições, falando nestes problemas com amigos, conhecidos e familiares para que eles tb o façam, uma infinidade de acções são necessárias, todas contam, mas têm que ser feitas. É necessário que vá para além de cuidar dos animais, porque para isto já existem associações e outros organismos que os ajudam (embora sejam sempre poucas para tantos), mas não resolvem o problema na base, porque eles multiplicam-se e estas precisam quem lhes ajude nas outras áreas, para que eles não continuem a aumentar de número. Elas já fazem muito.
O destino destes animais não deve ser o de viverem enjaulados.

Não devia ser permitido venderem animais, sinceramente é o que acho. Mas isto então, me dirão que estou maluca, não é?
Pois acho que eles são maltratados primeiramente porque são considerados coisas, propriedade e como tal, cada um faz com as suas coisas aquilo que bem entende, não é?

Os animais para consumo também são animais como nós e parece que teimam em esquecê-los. E para esses não há assim tanta gente que os defenda, pois comer animais faz parte da nossa cultura. Sempre se pode ter a desculpa que a saúde está em causa, o que não é verdade pois existem estudos e provas disso em grande quantidade, apenas a economia e a nossa falta de consciência é que não deixa que se tornem verdade.
Eu também cresci nesta cultura, mas fui descobrindo realidades que não se falam.
Em pequenos ensinam-nos a gostar de animais (normalmente) e depois temos que esquecer e não nos questionarmos sobre o que foi a vida e morte do que temos no prato.
Actualmente, não há desculpa para este comportamento. Sei que posso chocar alguns, mas eu tb me choco com os estes hábitos apenas culturais, porque foi assim que nos ensinaram.
Actualmente espanta-me mais a falta de perguntas do que a falta de respostas.

Sendo assim e para quem não saiba e queira saber, partilho informação abaixo e em anexo que não contém imagens chocantes de animais, só conhecimento sobre a alimentação, a saúde e a descrição resumida do que se passa com eles. Os "acores-melhores-sem-maltratos-aos-animais" abrange todos os animais, acho eu.



http://www.youtube.com/watch?v=i8FyLcj0d2I&feature=related - O Alimento Importa

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2nbh4De-vqc - Forks over Knives (Troque a faca pelo garfo)

Documentários que abordam um dos grandes problemas da sociedade moderna: os graves problemas de saúde que afetam parte significativa da população causados por um cardápio de alimentos de origem animal. Apesar da mais avançada tecnologia médica no mundo, nós estamos mais doentes do que nunca. Os casos de diabetes estão aumentando, sobretudo entre a nossa população mais jovem. Cerca de 50% da população toma, ao menos, um remédio receitado e as cirurgias de grande porte viraram rotina. Doença cardíaca, câncer e AVC são as três principais causas de morte no país, mesmo gastando-se biliões anualmente para combatê-las. Milhões sofrem de uma série de outras doenças degenerativas. Será que haveria uma solução para todos esses problemas?

http://www.youtube.com/watch?v=bsPHTemgYYY&feature=related - A CARNE É FRACA

Neste documentário você entenderá melhor porque é que a dieta vegetariana é a melhor dieta pela nossa saúde, pelo planeta, pelos animais. Contém algumas imagens dos animais explorados para a alimentação.



http://www.mudaomundo.org/factos
A espécie humana explora os animais das outras espécies das mais diversas formas: usa-os para se alimentar, vestir e calçar; usa-os para se divertir (touradas, rodeios, circos com animais, espectáculos com animais marinhos, etc.); usa-os para experimentação; e muito mais. Esta página aborda resumidamente algumas práticas na indústria alimentar, que é responsável por 99% de toda a exploração, sofrimento e morte de animais às mãos da espécie humana.
Apesar de não ser a crueldade específica de cada forma de exploração animal que torna essa exploração injusta — toda a exploração é injusta em si mesma — é importante que tenhamos conhecimento daquilo que são as práticas correntes na indústria.

E por cá tb:

http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=7048&visual=3&layout=10&tm=5

Esta notícia mostra uma parte sobre a indústria do leite que é desmesuradamente subsidiada (é um dos motivos porque temos que importar legumes e frutas). Há subsídios para tudo e até para a morte.
Na ilha de São Miguel, Açores são abatidos entre 800 a 1000 bezerros por semana, para serem totalmente incinerados para se poder manter o preço da carne em alta. Por cada um desses bezerros o agricultor recebe 75 euros. A notícia é de 2009 e chocou-me bastante e descobri depois, que esta é a situação natural desta indústria nos países "civilizados", continua enquanto consumirmos leite.

E como é que existem assim tantos bezerros? Existem porque as vacas para terem leite precisam engravidar e para haver sempre leite, elas depois de 3 meses do nascimento, engravidam novamente por inseminação artificial.

Como se a nossa vida dependesse do leite e derivados, dessa quantidade tremenda que ingerimos e que se comercializa. Se repararem, quase tudo o que se come, com excepção das frutas e legumes para quem os consome, contém leite ou derivados.

A vaquinha feliz não existe. Estranho quando dizem que elas cá são felizes, porque as vêem no pasto. Também se propagandeia que beber leite e ainda por cima, muito, faz bem...e ainda por cima de vacas que consomem rações com OGM e pastos com imensos químicos sintéticos (herbicidas e fertilizantes).
Em vez de produzirmos leite, teríamos muito mais emprego e trabalho para todos se produzíssemos legumes, vegetais, frutas, cereais, castanhas, etc.

Acho que fiz algumas perguntas e encontrei algumas respostas...

A.Teresa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.