27.8.13

Proteste contra tourada em Rabo de Peixe




A Câmara Municipal da Ribeira Grande e a Junta de Freguesia da Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel são duas das entidades apoiantes de uma tourada à corda a realizar no próximo dia 3 de Setembro. Por favor, envie a mensagem de repúdio sugerida ou a sua própria mensagem para os emails: geral@jf-rabodepeixe.pt, geralcmrg@cm-ribeiragrande.pt, rosameneses@cm-ribeiragrande.pt, acoresmelhores@gmail.com


Sugestão de mensagem a enviar:



Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande 
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe

Exmos. Senhores,


Tive conhecimento de realização de uma tourada à corda em Rabo de Peixe por uma entidade que não nos foi possível identificar, a qual, segundo um cartaz publicitário, conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.
.
A tauromaquia é uma prática obsoleta, que goza de um incompreensível regime de exceção na legislação portuguesa, dado que permite, em contradição com a restante legislação que regula o bem-estar animal, o sofrimento de bovinos.

A tauromaquia não tem lugar numa sociedade que se quer evoluída e civilizada e só subsiste ainda à custa de múltiplas formas de subsídios públicos, o que, sobretudo em tempos de crise económica, é particularmente revoltante.
O percurso evolutivo da humanidade mostra-nos que costumes que trazem consigo sofrimento inútil devem ser abolidos, enquanto se mantem e enaltecem costumes positivos que enobrecem e orgulham um povo. Foi assim que ficaram enterrados nas páginas mais negras da história da humanidade costumes e atividades como os circos romanos, as execuções públicas e a escravatura, entre outros.

Existem inúmeras formas de entretenimento saudável que poderiam e deveriam ser disponibilizados a jovens e a adultos de Rabo de Peixe, freguesia em que parte não desprezável da população, para além de carências económicas, apresenta dificuldades a nível de analfabetismo, alcoolismo, etc.

Rabo de Peixe e o Concelho da Ribeira Grande não podem figurar entre as localidades onde se desrespeita os animais e Vossas Excelências não devem ter o Vosso nome associado a vítimas causadas pelas touradas, algumas delas mortais como aconteceu recentemente com um homem, na ilha Graciosa.

Acreditando que V. Exas, como educadores que foram e supomos que ainda são, estarão empenhadas no desenvolvimento saudável da Vossa terra, vimos solicitar a retirada do Vosso apoio e a tomada de medidas que demovam os promotores de levar avante uma atividade que não é condizente com a evolução e o progresso.

Melhores cumprimentos

(nome, localidade, país)






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.