10.8.17

Parque Zoológico da Povoação


A Associação Vegana dos Açores vem por este meio reforçar aquilo que tem vindo a referir vezes sem conta: o Parque Zoológico da Povoação tem de ser encerrado! Dizemos isso com toda a convicção, porque queremos defender quem por natureza não tem voz para o fazer.
O Parque Zoológico da Povoação, visto pelo Presidente da Câmara Municipal da Povoação como atração turística, encontra-se classificado na página “TripAdvisor” com 2.5 estrelas, onde 45% das pessoas considera este espaço terrível.
Este parque mancha a imagem dos Açores!
Sabendo que a tendência mundial é de encerrar este tipo de Parques. Porque razão continua este município a querer passar uma imagem irreal de que é uma atração turística?
Esta noticia do Açoriano Oriental vem reforçar toda a informação que a nossa Associação tem vindo a apresentar.
As respostas dadas pelo Presidente da Câmara Municipal da Povoação só demonstram a falta de sensibilidade perante esta situação, onde só conta o investimento. Como pode falar de melhoria de condições, se sabemos muito bem, que a exploração, transporte rotativo de animais vai continuar a existir?
Uma questão que levantamos, mas para a qual nunca obtivemos resposta por parte do município, foi a da morte de vários simios do parque, em que o caso foi completamente abafado! Sabemos que os simios morreram, pedimos esclarecimentos por email, nunca nos foi facultada uma resposta.
A verdade é que estes animais estão condicionados pela situação que lhes foi imposta, no entanto existem soluções muito melhores do que mantê-los confinados, aprisionados para toda a vida. Vários países viram como solução a introdução dos animais em refúgios, reabilitação e tentativa de re-introdução nos seus habitats.
Em época de eleições convinha que houvesse transparência em todo este assunto. Apelamos em nome das mais de 1000 pessoas que assinaram a petição para o encerramento do parque zoológico que haja esclarecimentos, que não sejam dadas as respostas “cliché” dos investimentos que têm de ser feitos, ou de melhoria de condições sem se explicar como será investido o dinheiro. Ora, num dia era para o transporte rotativo de animais entre Lisboa e a Povoação, no dia seguinte já era para quartos de enfermaria de animais...queremos respostas!
Enquanto para nós são 5 minutos de entretenimento, para estes animais é uma vida inteira de tortura!
Jessica Pacheco
(Presidente da Associação Vegana dos Açores)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.